logotype
Apr
2024

Rescaldo

 

Vinte e dois de Julho. Setecentos participantes. Nona edição. Um êxito. Estes são os números que definem na perfeição o Encontro Nacional de Bicicletas Antigas (ENBA). Pela primeira vez, o numero de participantes supera o numero de habitantes, desta pequena localidade da Burinhosa.  O grupo “MEN IN BIKE” supera todas as edições, bate recorde e renova sucesso. É com estas pequenas palavras que se pode resumir o que aconteceu no passado dia 22 de Julho de 2012, um evento que já está implementado no calendário do mundo dos clássicos em Portugal. Novo marco na história deste evento…
 
 
 
História que tem vindo a ser “escrita” ao longo dos últimos oito anos. Se com o primeiro encontro à oito anos atrás apenas se queria evidenciar a lacuna que existia neste tipo de matéria em Portugal, longe se pensava que um dia se iriam ter centenas de bicicletas antigas juntas. Isso mesmo. Este ano foram cerca de 700 bicicletas antigas oriundas dos quatro cantos de Portugal e Espanha.
 
A Quinta da Valinha, local que recebe o encontro, juntou cerca de 2500 pessoas entre participantes, visitantes, expositores e interessados em admirar o evento. Com inscrições fechadas há vários dias, muitos foram os que pretenderam participar na mesma nesta grande festa das duas rodas. Durante grande parte da manhã os participantes foram chegando e o acumular de bicicletas pelos jardins da Quinta era enorme, de perder de vista…
 
Marcas e modelos raros, foram uma constante este ano, assim como um acréscimo de exemplares restaurados. As bicicletas inglesas e francesas continuam a predominar no evento, logo seguidas pelas variadas marcas nacionais. Este ano poder-se-iam encontrar expostos diversos modelos de elevado valor, como era exemplo várias "tandem", bicicletas de carga, com sidecar, modelos de criança, triciclos de senhor e senhora... Tudo de duas coleções particulares.
 
Por mais um ano, os participantes tiveram ao seu dispor um mural onde poderiam tirar uma fotografia para mais tarde recordar...
 
Em paralelo com o IX ENBA, realizou-se a IV Bicimobilia, um espaço dedicado a quem se dedica ao comércio de bicicletas antigas e respectivo material que lhe é associado, que cada vez mais se torna uma aposta ganha por parte da organização. “A Bicimobilia tem trazido ao evento bastantes visitantes, que aproveitam para comprar ou procurar a tal peça original que falta ao seu exemplar. Este ano a organização "renovou" o espaço da feira e criou uma nova exposição de veículos antigos (tractores, motos, camiões e automóveis) para atrair ainda mais visitantes e despertar interesse a todos os participantes. Tudo isto transformou o evento em algo nunca alcançado, o que é óptimo para o evento.” refere Rui Rodrigues da organização.
 
As habituais conversas entre participantes e coleccionadores, foi novamente um ponto forte neste encontro, pois todos ficaram com a ideia que este meio de transporte está a ter uma grande adesão e até procura por parte de todos. O que anteriormente era esquecido lá por casa, está agora a ser muito procurado. Muitos dos participantes, procuram neste evento “estrear” um novo exemplar, restaurado ou ainda por restaurar, o que para a organização é uma grande alegria “pois nota-se que este evento não é apenas mais um, mas sim aquele que é esperado ao longo do ano”, revela-nos Rui Rodrigues.
 
A meio da manhã deu-se finalmente início ao passeio pelas ruas da aldeia rumo à ciclovia marítima, passando pelas praias de Água de Madeiros, Pedra d’Ouro, Polvoeira e Paredes da Vitória. Os participantes formavam uma caravana com vários quilómetros… Depois desta passagem pelas praias, rumou-se de novo às ruas da aldeia.
 
A tarde foi de convívio, mais umas fotografias, apreciação das várias centenas de bicicletas “expostas” e ainda tempo de realização dos últimos negócios na IV Bicimobilia.
 
Apesar de ainda agora ter terminado a edição de 2012, algumas ideias já surgem para 2013’, assume Rui Rodrigues, que na primeira hora do dia 22 atualizava a sua página da rede social do facebook, postando uma fotografia em que posava junto ao placar que dava início à contagem dos dias para a décima edição. ‘Como eu próprio deixei escrito no dia do evento, é o concretizar de um sonho, foram nove anos a lutar ano após ano, para que um dia pudesse construir um evento diferente e único em Portugal, acho que cada vez mais isso é notório. São cerca de 6 meses de trabalho para cada edição, mas Este ano nada foi deixado ao acaso e tudo correu como planeado. Prova disso, são as palavras dos participantes e visitantes, que ao longo do dia puderam desfrutar deste magnifico espaço e apreciar marcas e modelos de bicicletas nunca antes vistos pela maior parte. O formato do evento alterado em 2010 contínua a ser uma aposta ganha. A aposta na Bicimobilia está também garantida, queremos ainda mais expositores e continuar a contar com os que anualmente marcam presença. Para 2013, temos já algumas novidades, como é o caso de uma exposição maior de bicicletas antigas, uma exposição fotográfica do X aniversa´rio do ENBA e  ainda outras que serão apresentadas futuramente...”.
 
A organização agradece ainda, a todos os participantes, amigos e patrocinadores que têm contribuído e contribuíram para o sucesso deste encontro. O “nosso” muito obrigado.